Educação Infantil

A Educação Infantil é a principal porta de entrada da criança no seu primeiro grupo social externo à família.

O momento adequado para que a criança inicie sua escolaridade pode variar,  mas no CPP temos a estrutura, o planejamento e profissionais competentes para fazer com que essa inserção seja acolhedora, cercada de cuidados que permitam a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança. Lembrando que toda a família deve se preparar para a fase de adaptação, que pode durar poucos dias ou se prolongar por mais algum tempo.

É importante destacar que no colégio CPP,  a Educação Infantil é estruturada de forma a fazer com que a criança exercite as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas.

Fundamental 1

No Ensino Fundamental I, fase de ensino formada pelo 1º ao 5º ano, a criança começa a amadurecer todas as suas competências, suas habilidades e as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil, como ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas.

Durante essa fase de ensino os alunos são estimulados também através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzi-los ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

Incentivando a construção de valores humanos, morais e sociais na formação do cidadão, acrescentando-se ainda a confiança nas possibilidades dos alunos construírem conhecimentos, valorização de suas maneiras de expressarem aprendizagens e competências e a certeza de que, aprendendo, são capazes de obterem sucesso em qualquer avaliação ou outro tipo de exame.

Fundamental 2

Esta é uma fase repleta de mudanças, em que os jovens alunos começam a buscar sua autonomia, e isso também é contemplado em sala de aula.

A entrada na adolescência traz um estilo de aprendizagem pela negação do estabelecido, pelo confronto com o mundo, com os sentimentos e com os medos e anseios.

Nessa fase, ensinar e aprender envolvem a análise de diferentes versões de um mesmo fato, o debate de ideias e a exigência de posicionamento frente a problemas científicos e humanos.

Ganha-se em aprofundamento de saberes e na vivência de valores.

Ensino Médio

O Ensino Médio é a última etapa da educação escolar de um aluno e o CPP tem como objetivo o aprofundamento dos conhecimentos científicos, filosóficos, sociais e linguísticos dos alunos, preparando-os para seguir o futuro na profissão escolhida.

Bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida, tornando-os pessoas com consciência ética e moral, prontos para conviver em sociedade, contribuindo para a evolução de um mundo melhor.

Inclui-se nessa etapa toda o preparo, através de simulados, testes vocacionais e encontros, orientações para o ENEM e a escolha da carreira a ser seguida.